Operações integradas das forças estaduais e federais registram aumento de 18,6% nas apreensões em comparação a 2024
As forças estaduais e federais de segurança pública da Bahia retiraram de circulação 4.998 armas de fogo entre janeiro e agosto de 2025. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e demonstra um crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 4.137 armas.
Entre os armamentos confiscados estão 70 fuzis, armas de longo alcance e alto poder de fogo, encontrados principalmente com integrantes de facções criminosas. A apreensão desse tipo de equipamento é considerada estratégica pelas autoridades por reduzir a capacidade ofensiva dos grupos.
Inteligência e patrulhamento ostensivo
De acordo com a SSP, os resultados são fruto de ações integradas, planejadas a partir de informações de inteligência, e também de operações de patrulhamento ostensivo de rotina.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a retirada das armas contribui diretamente para a redução da violência letal no estado.
“A retirada das armas de fogo amplia a redução das mortes violentas na Bahia. Reduzimos os homicídios nos últimos dois anos (2023 e 2024) e seguimos firmes para fechar 2025 com mais diminuição dos crimes graves contra a vida”, afirmou.
A SSP reforçou que as ações seguirão com foco na desarticulação de facções e no combate à criminalidade organizada, além de manter o monitoramento das áreas de maior vulnerabilidade.
📌 Fonte: Márcia Santana / Ascom SSP