Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que 54% dos brasileiros são contrários à aprovação, pelo Congresso Nacional, de uma anistia que livraria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
O levantamento, realizado nos dias 8 e 9 de setembro com 2.005 eleitores em 113 municípios, também apontou que 39% são favoráveis à anistia e 7% não souberam opinar.
Rejeição ao perdão dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro
A pesquisa também mediu a opinião pública sobre o perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Nesse caso, 61% dos entrevistados se disseram contrários à anistia, enquanto 33% apoiam a medida.
Até o momento, há mais de 1.600 ações penais relacionadas ao episódio, com os seguintes desdobramentos:
- 683 condenações
- 554 acordos judiciais
- 11 abstenções
- 382 processos ainda em andamento
Debate político e impacto institucional
A proposta de anistia vem sendo discutida por parlamentares aliados de Bolsonaro, mas enfrenta forte resistência de setores da sociedade civil, juristas e lideranças políticas. A pesquisa reforça o sentimento majoritário de que os envolvidos devem ser responsabilizados judicialmente, sem flexibilizações que comprometam o Estado Democrático de Direito.
Redação