O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) confirmou a presença de três novas substâncias psicoativas em circulação no Brasil. Até então inéditas no país, elas já haviam sido registradas em nações como Canadá, França, Alemanha, Chile e Bélgica.
Duas dessas substâncias foram localizadas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como Magic Mushroom Gummies, da marca TRE House. A detecção ocorreu em Santa Catarina, após análise da Polícia Científica em parceria com a Polícia Federal.
A terceira droga foi identificada em Campinas (SP), durante exames realizados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica. O caso envolveu um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido de N-pirrolidino protonitazeno, um opioide sintético de alto risco.
O SAR faz parte do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) e é gerenciado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid).
Redação