O setor de serviços, que engloba atividades como transporte, turismo, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação, cresceu 0,3% em julho em relação a junho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12). Essa é a sexta alta consecutiva, renovando o maior patamar já registrado em junho de 2025.
No acumulado de fevereiro a julho, o setor apresenta avanço de 2,4%, configurando a maior sequência de crescimento desde o período de oito meses entre fevereiro e setembro de 2022.
De acordo com o IBGE, três dos cinco segmentos pesquisados tiveram desempenho positivo de junho para julho: informação e comunicação (1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%) e serviços prestados às famílias (0,3%). Já transportes (-0,6%) e outros serviços (-0,2%) apresentaram queda.
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, destacou a transformação do setor de informação e comunicação, em especial no avanço das plataformas digitais. “Houve uma mudança de paradigma muito clara, na qual empresas buscaram colocar os produtos em plataformas online”, explicou. Dentro desse segmento, telecomunicações cresceram 0,7% e tecnologia da informação avançou 1,2%.
Redação