Projeto Saúde no PA leva serviços de saúde e bem-estar a profissionais que atuam na linha de frente do combate às arboviroses
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana realizou, na manhã desta sexta-feira (5), mais uma edição do Projeto Saúde no PA, uma iniciativa da Vigilância de Controle Epidemiológico, por meio do Centro de Endemias, voltada para a promoção da saúde e do bem-estar dos agentes de combate às endemias.
A ação aconteceu no conjunto Feira X e ofereceu aos profissionais testes rápidos, atendimento clínico, atualização da caderneta de vacinação, massagem corporal, atividades de alongamento, café da manhã especial e até uma oficina de beleza com maquiagem, promovendo um momento de cuidado integral para os trabalhadores.
Profissionais destacam importância do projeto
O agente de combate às endemias Crispim de Souza, que atua na rede municipal há quase 30 anos, destacou a relevância da iniciativa.
“É uma oportunidade para a gente cuidar da nossa saúde e estar bem para desenvolver melhor o nosso trabalho”, afirmou.
A agente Maria Eva Santos, com 25 anos de atuação, ressaltou que o projeto vai além do cuidado físico, representando também valorização e reconhecimento.
“É um espaço de atenção à nossa saúde e de bem-estar, que fortalece ainda mais nossa atuação junto à comunidade”, disse emocionada.
Bairros e localidades atendidos
Nesta edição, as atividades foram direcionadas aos agentes de endemias das frentes II e III, que atuam nos bairros Brasília, Olhos D’Água, Chácara São Cosme, Jardim Acácia, Serraria Brasil e no 35º Batalhão de Infantaria, além das localidades de Muchila, CIS, Viveiros, Três Riachos, Bonfim de Feira e Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu).
O projeto teve sua primeira edição no bairro Cidade Nova e, segundo a coordenadora de Endemias, Priscilla Soares, a ideia é ampliar a iniciativa para todas as regiões do município.
“Vamos estender essa ação para todos os profissionais que estão na linha de frente do combate às arboviroses e outros agravos, além de promover a saúde no nosso município”, afirmou Priscilla.
Com a proposta de valorizar os trabalhadores e fortalecer a atuação preventiva, o Projeto Saúde no PA reforça a importância dos agentes de endemias para o controle de doenças e a proteção da população de Feira de Santana.
Fonte: Redação com informações da Secom