Tricolor tem grande vantagem diante do Confiança e pode se isolar como maior campeão do torneio
A Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, será palco de uma grande festa neste sábado (6), quando o Bahia entra em campo para enfrentar o Confiança, às 17h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta da final da Copa do Nordeste 2025. O Tricolor está muito próximo de conquistar o quinto título da competição e se isolar como o maior campeão da história do Nordestão.
No jogo de ida, disputado na última quinta-feira (4), em Aracaju, o Bahia aplicou uma goleada histórica por 4 a 1, resultado que lhe permite até perder por dois gols de diferença neste sábado e, mesmo assim, levantar a taça. Já o Confiança precisa de uma vitória por quatro gols de vantagem para conquistar o título no tempo normal ou por três gols para levar a decisão para os pênaltis.
A partida decisiva será transmitida ao vivo pelo Premiere, ESPN e SBT, levando a emoção da final para torcedores de todo o Brasil.
Bahia a um passo da história
Este será o 19º jogo de final de Copa do Nordeste do Bahia, que disputa sua décima decisão do torneio. Caso confirme o título, o Tricolor chegará ao pentacampeonato, se isolando na liderança do ranking de campeões. Atualmente, Bahia e Vitória dividem o topo, com quatro títulos cada.
Lista dos maiores campeões da Copa do Nordeste:
- Bahia e Vitória – 🏆🏆🏆🏆 (quatro títulos cada)
- Ceará, Fortaleza e Sport – 🏆🏆🏆 (três títulos cada)
- América-RN, Campinense, Santa Cruz e Sampaio Corrêa – 🏆 (um título cada)
O placar do primeiro jogo também entrou para a história: foi a primeira vez em 22 edições do torneio que uma equipe marcou quatro gols em uma final, além de se tornar a maior goleada já registrada em uma decisão da Copa do Nordeste. Antes, o máximo havia sido três gols, marca alcançada por Vitória (1997), América-RN (1998), Bahia (2001 e 2002) e Ceará (2020).
Discurso cauteloso no Bahia
Apesar da vantagem expressiva, o clima no elenco do Bahia é de pés no chão. O meia Rodrigo Nestor ressaltou que, mesmo com a situação confortável, a equipe precisa manter a concentração para confirmar o título.
A estatística também está a favor do Tricolor: nunca na história da Copa do Nordeste uma equipe conseguiu reverter uma desvantagem tão grande em mata-mata, o que deixa a missão do Confiança ainda mais complicada.
O técnico Rogério Ceni deve optar por um time alternativo, poupando alguns titulares, já que na próxima quarta-feira (10) o Bahia terá o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Fluminense. Recuperados de lesão, Gilberto e Michel Araujo podem aparecer como novidades.
Provável escalação do Bahia:
Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi; Nicolás Acevedo, Rodrigo Nestor e Michel Araujo; Cauly, Luciano Rodríguez e Tiago (Willian José).
Desfalques: Erick Pulga, Ademir, Caio Alexandre, Erick e Kanu (lesionados); Jean Lucas e Santiago Arias (convocados); João Paulo, Luiz Gustavo e Mateo Sanabria (não inscritos).
Confiança tenta reação histórica
O Confiança chega a Salvador ciente da dificuldade, mas quer fazer uma apresentação digna e tentar surpreender. O técnico Luizinho Vieira deve mandar a campo a mesma base do primeiro jogo, com Breyner Camilo podendo aparecer no time titular para dar mais mobilidade ao ataque.
Provável escalação do Confiança:
Allan; Weriton, Eduardo Moura, Valdo e Airton; Renilson, Luiz Otávio e Dionísio; Ronald Camarão, Breyner Camilo e Neto.
Desfalques: Maikon Aquino, Renan, Jhon Cley, Lenon, Vicente e Thiago (não inscritos).
Arbitragem da decisão
- Árbitro principal: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- Assistente 1: Luis Filipe Goncalves Correa (PB)
- Assistente 2: Schumacher Marques Gomes (PB)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
- Árbitro de vídeo (VAR): Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Com a Fonte Nova lotada e a torcida pronta para fazer uma grande festa, o Bahia entra em campo com a chance de confirmar o pentacampeonato, se consolidar como o maior campeão da Copa do Nordeste e escrever mais um capítulo glorioso na história do futebol nordestino.
Fonte: Redação com informações GE