O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará oficialmente na próxima quinta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o programa Gás do Povo, que substituirá o atual Vale-Gás a partir de 2026. A nova política pública pretende ampliar o alcance do benefício, com a distribuição gratuita de 58 milhões de botijões de gás de cozinha para 15,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico.
O evento de lançamento acontecerá no Aglomerado da Serra, uma das maiores comunidades da capital mineira, atendendo a um pedido do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que tem articulado uma candidatura ao Senado por Minas Gerais.
Como vai funcionar o Gás do Povo?
O programa garante retirada gratuita de botijões de gás GLP para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, limitando o benefício a um por núcleo familiar. Diferente do Vale-Gás, que realizava transferências em dinheiro, o novo modelo prevê o fornecimento direto do botijão, com as revendedoras sendo ressarcidas pelo governo federal de acordo com valores regionais.
Programa tem orçamento de R$ 5,1 bilhões
De acordo com o Palácio do Planalto, o Gás do Povo é considerado estratégico para 2026, ano de eleições municipais, e segue a linha de outros programas sociais do governo, como o Luz do Povo. O orçamento previsto para a execução da iniciativa em 2026 é de R$ 5,1 bilhões.
Redação