Operação da SESP desobstruiu calçada tomada por objetos inservíveis e acionou rede de apoio para acompanhamento social
A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Feira de Santana realizou, nesta terça-feira (26), uma operação de limpeza e desobstrução de passeio público na rua Joaquim Antônio de Carvalho, no bairro Caseb. O local estava completamente tomado por materiais inservíveis, o que obrigava pedestres a andar pela via, colocando em risco a segurança de quem circulava pela região.
Segundo Hamilton dos Santos, chefe da Divisão de Limpeza Pública, a ação foi motivada por uma denúncia recebida pela secretaria e encaminhada para fiscalização.
“O passeio é direito do cidadão. Quando ele está bloqueado, precisamos agir, principalmente quando há risco à segurança. Essa situação obrigava os pedestres a andar pela rua, o que é perigoso”, destacou.
Ação com apoio social
Além da remoção dos materiais, Hamilton ressaltou que operações como essa demandam articulação com outros órgãos, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
“Muitas dessas pessoas enfrentam depressão, ansiedade ou passaram por situações traumáticas. Elas acabam se apegando a objetos, e isso vira um problema de saúde. Por isso, além da limpeza, alertamos o CAPS e outras redes para que o acompanhamento seja feito. A gente não quer apenas limpar, mas cuidar da pessoa”, explicou.
Atendimento gratuito e por solicitação
O serviço é realizado sem custo para os moradores, mediante negociação e autorização. A solicitação pode ser feita através do canal Fala Feira 156.
A operação contou com o apoio do diretor de Limpeza Pública, Pedro Paulo, e das assistentes sociais Ivânia Anunciação e Jaqueline Santana Gouveia.
Fonte: Redação com informações da Secom