Município integra iniciativa da Sudene que prevê investimentos de US$ 40 milhões em soluções criativas e sustentáveis
Feira de Santana foi escolhida como uma das quatro cidades a participar do programa Conexões de Inovação Aberta Nordeste, lançado na última quinta-feira (21), em Recife, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Banco do Nordeste (BNB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Impact Hub Brasil.
Além de Feira de Santana — única representante da Bahia — também foram selecionadas Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG).
O que é o programa
A iniciativa busca fortalecer a gestão pública municipal por meio da inovação aberta, estimulando soluções criativas, sustentáveis e colaborativas para melhorar os serviços oferecidos à população. O programa prevê a captação de US$ 40 milhões para o desenvolvimento de projetos inovadores nos municípios participantes.
O modelo inclui etapas como preparação dos municípios, seleção e aceleração de soluções inovadoras, além da adesão aos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI), que possibilitam o financiamento de projetos.
Adesão de Feira de Santana
Representando o município, a secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Márcia Ferreira, e o secretário de Planejamento (Seplan), Carlos Brito, assinaram o termo de compromisso com o programa.
Márcia Ferreira ressaltou a relevância da participação:
“Feira de Santana está cada vez mais preparada para os desafios da gestão pública. A participação no Conexões de Inovação Aberta representa acesso a novas ferramentas, parcerias e soluções inovadoras que contribuirão diretamente para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população.”
A secretária também destacou que a seleção da cidade reflete o reconhecimento nacional pelo avanço de Feira em inovação.
Cidade estratégica para a região
Já o secretário Carlos Brito enfatizou o papel estratégico do município no desenvolvimento regional:
“Feira de Santana possui um enorme potencial de crescimento, que vai muito além do município. Seu desenvolvimento impacta toda a região, fortalecendo a economia, gerando empregos, atraindo investimentos e promovendo melhorias em infraestrutura e serviços públicos.”
Benefícios esperados
Entre os ganhos previstos para os municípios estão:
- soluções mais criativas e eficientes;
- redução de custos e riscos;
- maior engajamento cidadão;
- aceleração na implementação de projetos;
- atração de investimentos;
- fortalecimento do ecossistema local de inovação;
- maior transparência e governança participativa;
- impacto positivo nos serviços públicos e na qualidade de vida da população.
Lançamento em Recife
O evento contou com a presença de Francisco Alexandre, superintendente da Sudene; David Borges, diretor de Parcerias e Programas do Impact Hub; Michael Hennessey, especialista do BID; Hailton José Fortes, superintendente do BNB; Marcelo Marques, cofundador do Impact Hub; e Camila Medeiros, da Enap.
Fonte: Redação com informações da Secom