Evento reuniu pacientes, familiares e funcionários e destacou a importância da inclusão e do trabalho realizado há 49 anos
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana abriu, nesta quinta-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma caminhada que percorreu a avenida Getúlio Vargas até a praça Bernardino Bahia, onde foram realizadas diversas atividades culturais e de integração.
O evento reuniu pacientes, familiares, funcionários e voluntários, chamando a atenção da sociedade para a importância da inclusão e da valorização das pessoas com deficiência.
Atendimento e atividades
Com 49 anos de atuação, a Apae de Feira atende atualmente cerca de cinco mil pacientes, metade oriunda do município e a outra metade de cidades vizinhas e até mais distantes, como Euclides da Cunha.
Além de pessoas com Síndrome de Down, a instituição também recebe pacientes com transtorno do espectro autista, deficiência física e intelectual. O atendimento começa a partir de encaminhamento médico realizado pelas unidades de saúde.
Durante toda a semana, serão promovidas atividades educativas e de conscientização na sede da instituição, localizada ao lado da Estação Central de Transbordo, com a participação de especialistas e familiares.
Reconhecimento e histórias de superação
A diretora da unidade, Mary Portugal, ressaltou o impacto do trabalho desenvolvido:
“É um trabalho voltado para mostrar à sociedade que eles são pessoas produtivas”, destacou.
No encerramento da programação, no dia 28 de agosto, a Apae de Feira será homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia pelo serviço prestado à comunidade ao longo de quase cinco décadas.
Histórias como a de Pedro, de 11 anos, mostram os avanços alcançados. A mãe do menino, Rafaela Alexandre, contou que o filho mudou a vida após o tratamento iniciado há sete anos:
“Quando chegou à Apae, ele não falava, não se socializava. Com o tempo, foi mudando o comportamento e hoje já está na escola.”
Apoio institucional
A caminhada contou com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que disponibilizou estrutura com toldos e cadeiras para os participantes.
Fonte: Redação com informações da Secom