Boletim médico aponta inflamações no sistema digestivo e resquícios de infecções pulmonares
O ex-presidente Jair Bolsonaro realizou, na manhã deste sábado (16), novos exames clínicos em um hospital de Brasília. Esta foi a primeira saída dele de casa desde que passou a cumprir prisão domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 4.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, os exames laboratoriais e de imagem foram motivados por episódios recentes de febre, tosse e refluxo. Os resultados identificaram resquícios de inflamações no sistema digestivo, envolvendo o esôfago e a mucosa do estômago, além de imagem residual de duas infecções pulmonares recentes, possivelmente relacionadas a casos de broncoaspiração.
A equipe médica destacou ainda que a endoscopia revelou a persistência de esofagite e gastrite, embora em menor intensidade, recomendando tratamento medicamentoso contínuo, controle da hipertensão arterial e cuidados para evitar novos episódios de broncoaspiração.
Saída autorizada pela Justiça
Bolsonaro chegou ao hospital às 9h e foi liberado por volta das 13h58, após se submeter a diferentes procedimentos. Moraes autorizou a saída mediante a condição de que o ex-presidente retornasse ao condomínio onde cumpre prisão domiciliar no Lago Sul, em Brasília, em até oito horas, além da obrigação de apresentar, em até 48 horas, um atestado médico detalhando os exames realizados.
Desde o atentado sofrido em 2018, quando foi esfaqueado durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro passou por diversas cirurgias e segue necessitando de acompanhamento médico periódico em razão das sequelas causadas pelas lesões nos intestinos delgado e grosso.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil