O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (9), uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa, que durou cerca de 40 minutos, abordou esforços pela paz no conflito entre Rússia e Ucrânia e incluiu troca de informações sobre discussões em andamento com os Estados Unidos.
De acordo com nota do Palácio do Planalto, Lula reafirmou que o Brasil sempre defendeu o diálogo como caminho para resolver a guerra.
“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.
Além do tema da guerra, os líderes conversaram sobre assuntos bilaterais e o cenário político e econômico internacional.
Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Ambos reforçaram a intenção de organizar, ainda em 2025, a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil–Rússia.
Redação com informações da Agência Brasil