Profissionais da Secretaria de Educação de Feira de Santana estão participando de dois importantes eventos voltados ao fortalecimento da alfabetização no Brasil: a Imersão do Acompanhamento Escolar e o Seminário Nacional pela Alfabetização, realizados pela Associação Bem Comum em parceria com instituições de referência na área educacional.
Imersão do Acompanhamento Escolar
Nos dias 4 e 5 de agosto, técnicos e articuladores pedagógicos de diversos municípios se reúnem para discutir estratégias de acompanhamento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco especial na alfabetização.
Representando Feira de Santana, participam:
Adriana Bulos – diretora do Departamento de Ensino;
Keila Braga – articuladora do programa Novos Caminhos da Educação;
Alexsandra El-Chami e Telma Lacerda – formadoras do programa;
Janete Falcão – equipe de acompanhamento;
Cristhiane Castro – jornalista e assessora de comunicação da Secretaria de Educação.
A imersão oferece palestras, oficinas, mesas redondas e discussões em grupo, fomentando o diálogo e a troca de boas práticas que podem transformar o acompanhamento escolar em uma ferramenta mais eficiente e humanizada.
“Vivemos um momento de grande aprendizado e troca de experiências. O foco da imersão é garantir que nenhuma criança fique para trás e que o acompanhamento escolar se torne, cada vez mais, uma prática eficiente, humanizada e transformadora”, destacou a articuladora Keila Braga.
Seminário Nacional pela Alfabetização
Nos dias 6 e 7 de agosto, a programação continua em Fortaleza, com a participação do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, que se juntam à equipe da Seduc no Seminário Nacional pela Alfabetização.
O evento reunirá lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para debater os principais desafios e estratégias de alfabetização no país. Promovido pela Associação Bem Comum, o seminário conta com apoio da Fundação Lemann, Instituto Natura e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Compromisso com a educação de qualidade
Ao marcar presença ativa nos dois encontros, Feira de Santana reafirma seu compromisso com a melhoria da aprendizagem e com a formulação de políticas públicas educacionais que garantam o direito de todas as crianças à alfabetização na idade adequada.
“A alfabetização é a base de tudo. Estar em um ambiente onde profissionais de todo o país estão unidos em torno desse propósito é uma oportunidade valiosa para reforçar nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva”, completou Keila Braga.
Redação com informações da Secom Feira