Programação inclui ações educativas, palestras e celebrações voltadas à promoção do aleitamento materno durante todo o mês de agosto
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – deu início, nesta sexta-feira (1º), à programação do Agosto Dourado, campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno. A abertura foi marcada por uma homenagem simbólica ao primeiro bebê nascido na unidade no dia do lançamento da campanha, com a entrega de kits especiais para o recém-nascido e sua família.
A cerimônia aconteceu na Enfermaria D e abriu oficialmente uma série de atividades que seguem até o dia 31 de agosto. A programação contempla palestras, rodas de conversa, ações educativas e homenagens a mães doadoras e puérperas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do leite materno.
Tema reforça apoio coletivo à amamentação
Neste ano, a campanha tem como tema: “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, enfatizando que amamentar vai além da nutrição – é um ato coletivo de cuidado que envolve a família, profissionais de saúde e a sociedade como um todo.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, elogiou o empenho da equipe do BLH e reafirmou o compromisso da gestão com a causa.
“A ideia é celebrar o Agosto Dourado como um momento de sensibilização não só para as mães que estão amamentando, mas também para gestantes, futuras mães e todos aqueles que apoiam esse gesto”, afirmou.
Amamentar é nutrir, proteger e amar
Para a coordenadora do BLH, Nadja Vieira, amamentar é um gesto que vai além da alimentação:
“Quando amamentamos, não oferecemos apenas o alimento mais completo do mundo, mas também segurança emocional, vínculo afetivo, confiança e imunidade. O leite materno é a primeira vacina do bebê”, destacou.
Ela também agradeceu o apoio das mães doadoras e dos profissionais envolvidos:
“Precisamos manter essa rede ativa para avançarmos ainda mais nas ações de promoção do aleitamento materno.”
O diretor adjunto da Fundação Hospitalar, Danilo Queiroz, também participou da cerimônia e destacou o valor do gesto simbólico:
“Esse reconhecimento é um incentivo às mães e uma forma de inspirar outras mulheres a amamentarem.”
Números do primeiro semestre e reconhecimento nacional
Entre janeiro e junho de 2025, o Banco de Leite Humano do hospital realizou 1.397 visitas domiciliares, resultando na coleta de 655 litros de leite humano. Ao todo, foram 769 litros pasteurizados, utilizados para alimentar recém-nascidos internados no bloco neonatal da unidade.
O coordenador do Bloco Neonatal, Bruno Sena, reforçou a importância da campanha:
“O Hospital da Mulher tem o selo de Hospital Amigo da Criança (IHAC), justamente por seu compromisso com a amamentação. O Agosto Dourado amplia essa discussão e sensibiliza a sociedade sobre esse gesto que salva vidas.”
Primeiros bebês homenageados
Na manhã de abertura da campanha, o BLH homenageou os dois primeiros bebês nascidos no hospital no dia 1º de agosto. O primeiro, Enzo, filho da jovem Laíse Pimentel Barbosa, de 19 anos, moradora do conjunto Feira X, recebeu um kit enxoval com banheira, toalha, cobertor, roupas e fraldas. O segundo bebê ganhou um kit de higiene.
Emocionada, Laíse compartilhou sua alegria com a homenagem:
“Estou muito feliz e surpresa por ter meu filho como homenageado. Esperava o parto para a segunda semana do mês, mas fui surpreendida. Agora só tenho gratidão à equipe médica e de enfermagem que me deram tanta força nesse momento.”
Fonte: Redação com informações da Secom