A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que o abastecimento de água será suspenso em Salvador e outras 12 cidades da Bahia na próxima terça-feira (5). A interrupção será necessária para a realização de manutenções preventivas na captação de água de Pedra do Cavalo, além de melhorias em estações de tratamento, reservatórios e diversos pontos da rede distribuidora.
Os trabalhos, que contarão com a atuação de cerca de 500 profissionais, terão início às 3h da manhã e devem ser concluídos até o final do dia. No entanto, a Embasa alerta que o abastecimento será restabelecido de forma gradual, podendo levar até 48 horas para alcançar todas as localidades, principalmente áreas mais altas e distantes.
Cidades afetadas
- Amélia Rodrigues
- Candeias
- Conceição do Jacuípe
- Coração de Maria
- Lauro de Freitas
- Madre de Deus
- Salvador
- Santo Amaro
- São Francisco do Conde
- Saubara
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
- Simões Filho
- Terra Nova
Serviços realizados
Segundo a diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, Joana Rolemberg, a paralisação é necessária para evitar falhas futuras e garantir maior segurança hídrica.
“São serviços muito importantes, que precisam ser feitos com o sistema parado, sem fluxo de água. Essa ação preventiva evita paradas emergenciais e garante maior confiabilidade no abastecimento”, destacou.
Durante a intervenção, serão realizados:
- Ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano;
- Melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2;
- Substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de água em Candeias (ETA Principal);
- Revisão das instalações elétricas e limpeza de equipamentos;
- Revisão geral das estruturas do sistema.
Orientações aos moradores
A Embasa recomenda que os moradores das áreas afetadas reservem água suficiente e façam uso econômico durante o período de manutenção. A empresa reforçou que os trabalhos são essenciais para melhorar a eficiência e a segurança do sistema de abastecimento, reduzindo o risco de interrupções emergenciais no futuro.
Redação