Evento reúne gestores, técnicos e usuários para discutir avanços, desafios e estratégias de fortalecimento do sistema de proteção social
Teve início nesta terça-feira (29), em Feira de Santana, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O encontro, que se estende até esta quarta-feira (30), reúne técnicos da área, usuários e representantes de entidades da sociedade civil, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para debater políticas públicas voltadas à assistência social.
A conferência tem como objetivo avaliar os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas últimas duas décadas, identificar desafios e articular propostas que contribuam para a ampliação dos direitos e o fortalecimento da rede de proteção social.
Abertura oficial com presença de autoridades
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito José Ronaldo, que reafirmou o compromisso de sua gestão com as políticas públicas de assistência social. Ao lado dele, participaram da mesa a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Polyana Carvalho, e a vice-presidente Jucilene Soledade; além de representantes da Câmara Municipal, Nepas, sociedade civil, administração municipal e usuários do SUAS.
“Estamos empenhados em fortalecer as ações que asseguram direitos e promovem cidadania. A assistência social em Feira é uma prioridade do nosso governo”, declarou o prefeito.
“Desafios e propósitos com respeito e empatia”, diz secretária
A secretária Gerusa Sampaio ressaltou os desafios enfrentados ao longo dos 20 anos de consolidação do SUAS e a importância da construção coletiva para avançar nas conquistas.
“Sejamos férteis nos desafios e propósitos, respeitosos nas ideias e que possamos discutir com harmonia. Temos um prefeito com olhar sensível e inclusivo, o que nos permite trabalhar por uma assistência social empática e transformadora”, afirmou.
Cultura e debate marcaram primeiro dia
A programação do primeiro dia incluiu apresentações culturais, como o show da quadrilha junina Filhos da Tradição, do distrito de Humildes, e a apresentação do grupo de flauta do Serviço de Convivência do CRAS Baraúnas. Também foi realizada a palestra magna de Gabriele Rocha Dutra, coordenadora da Gestão do SUAS na Superintendência de Assistência Social do Estado.
Debates continuam nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (30), as atividades prosseguem a partir das 8h, com a apresentação e discussão de cinco eixos temáticos, que irão nortear as deliberações finais da conferência. As propostas aprovadas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo com a formulação de políticas públicas em nível mais amplo.
Fonte: Redação com informações da Secom