O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher de Feira de Santana – promoveu uma série de ações durante o mês de maio para garantir o abastecimento de leite materno durante o período das festas juninas, quando a doação costuma cair.
A campanha envolveu visitas externas e coletas com puérperas internadas na unidade hospitalar, com foco em garantir o alimento essencial para recém-nascidos prematuros e com baixo peso, internados na UTI neonatal do hospital.
Segundo Nadja Vieira, coordenadora do BLH, a estratégia trouxe resultados, mas o estoque ainda está abaixo do necessário. “Atualmente, temos apenas 219 litros de leite armazenado, quando o ideal seriam 600 litros. Conseguimos recuperar parte do estoque para não comprometer o atendimento, mas precisamos avançar mais”, destacou.
As ações serão ampliadas em agosto, durante a campanha “Agosto Dourado”, que tem como foco o incentivo à amamentação.
📉 Estoque em alerta
O leite disponível atualmente ocupa apenas um dos seis freezers da unidade. Segundo Nadja, o leite materno é fundamental para a recuperação e o desenvolvimento dos recém-nascidos: “É o alimento mais completo e adequado para os bebês.”
🍼 Como doar
A coordenadora reforça o convite para mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzam leite em excesso. A doação é simples, segura e pode ser feita de casa: o BLH disponibiliza equipe para coleta domiciliar e fornece todo o material necessário.
📞 Interessadas podem entrar em contato pelos telefones (75) 3602-7182 ou 3602-7156.
Além da coleta, o BLH também oferece apoio e orientação à amamentação no Hospital da Mulher, localizado na Rua da Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana.
Redação com informações da Secom Feira