Encontros formativos reuniram docentes dos anos finais do ensino fundamental para discutir políticas educacionais, promover reflexões sobre práticas pedagógicas e incentivar o diálogo sobre temas como equidade racial e avaliações externas
Entre os dias 8 e 10 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana promoveu mais uma importante etapa do seu programa de qualificação docente. Através do Departamento de Ensino, a pasta realizou uma série de Atividades Complementares Formativas voltadas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com o objetivo de aprofundar o debate sobre políticas públicas de avaliação educacional, especialmente no que se refere às avaliações externas.
Os encontros foram organizados por áreas do conhecimento e contaram com a presença de professores da rede municipal que são mestres e especialistas na área educacional, trazendo à tona um diálogo enriquecedor sobre os desafios e as práticas do dia a dia na sala de aula. Estiveram à frente das formações os professores Paula Soto, Anna Virgínia e Jonathas Porto, convidados a compartilhar suas experiências e reflexões em cada área temática.
A programação foi dividida ao longo da semana:
- Terça-feira (8): Professores de Geografia e História discutiram temas voltados às Ciências Humanas;
- Quarta-feira (9): A vez foi dos docentes de Artes, Inglês, Educação Física e Língua Portuguesa, no campo das Linguagens;
- Quinta-feira (10): O ciclo formativo se encerrou com professores de Ciências e Matemática, representando as áreas de Exatas.
Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado, cada encontro teve início com uma acolhida musical, conduzida pelos artistas Shirley Santos, Gilson e Wellington, promovendo um momento de leveza, integração e conexão entre os participantes.
Outro destaque das formações foi a participação da professora Railda Neves, que trouxe uma abordagem fundamental sobre as questões étnico-raciais no ambiente escolar, convidando os educadores a refletirem sobre o papel da escola na promoção da equidade, da diversidade e do respeito às identidades.
A iniciativa faz parte de um cronograma contínuo de formação, com encontros programados mensalmente. O objetivo é fortalecer a prática docente, promover o alinhamento com as diretrizes educacionais vigentes e, sobretudo, garantir uma educação pública de qualidade, inclusiva e sensível às transformações sociais.
Fonte: Redação com informações da Secom