Polpas, conservas e molhos de três marcas foram reprovados em laudos; azeite terá comercialização proibida por origem desconhecida
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de polpa de frutas, champignon em conserva e molho de alho de três marcas diferentes, após a constatação de irregularidades sanitárias em análises realizadas por laboratórios públicos. Também foi proibida a comercialização de um azeite extravirgem, por origem desconhecida e inadequações nos padrões estabelecidos pela legislação.
As medidas foram publicadas nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU), em forma de resolução sanitária.
Produtos recolhidos
- Polpa de morango – Marca De Marchi
Lote: 09437-181 | Validade: 01/11/2026
O recolhimento foi motivado por resultado inconsistente no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, de acordo com laudo do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC). - Champignon inteiro em conserva – Marca Imperador
Fabricante: Indústria e Comércio Nobre
Lote: 241023CHI | Validade: 10/2026
Apresentou teor de dióxido de enxofre acima do limite permitido, conforme análise do Lacen/DF. - Molho de alho – Marca Qualitá
Fabricante: Sakura Nakaya Alimentos
Lote: 29 | Validade: 01/2026
O produto apresentou níveis de dióxido de enxofre acima do limite permitido, também segundo laudo do Lacen/DF.
Azeite fora dos padrões
O azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos foi alvo de medidas ainda mais rigorosas: apreensão total e proibição de comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso. O produto foi considerado de origem desconhecida, e os ensaios físico-químico e de rotulagem apontaram não conformidades com os padrões legais.
Segundo a Anvisa, a empresa Intralogística Distribuidora Concept, responsável pelo azeite, possui CNPJ suspenso por irregularidades nos registros da Receita Federal.
A Anvisa orienta os consumidores a não utilizarem os produtos dos lotes citados e a procurarem os canais da agência para denúncias ou dúvidas.
A reportagem busca contato com as empresas envolvidas para obter posicionamentos oficiais, que serão incluídos assim que disponibilizados.
Fonte: Agência Brasil