Etapa integra a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial e reúne lideranças de vários municípios no Colégio Estadual de Tempo Integral
A cidade de Feira de Santana recebe nesta segunda-feira (7) uma das etapas da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI). O evento será realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral, das 8h às 18h, reunindo representantes da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças regionais e gestores públicos do Território Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano.
A conferência tem como objetivo promover o diálogo entre diversos setores da sociedade para construção de políticas públicas voltadas à equidade racial, com foco nos eixos temáticos de democracia, justiça racial e reparação.
A Secretária da SEPROMI, Ângela Guimarães, destacou a importância dos encontros:
“São momentos fundamentais para garantir a participação democrática da sociedade civil, fortalecer o diálogo entre movimentos sociais e poder público, e construir políticas públicas efetivas que enfrentem o racismo estrutural.”
Além das discussões em grupos temáticos, a programação inclui apresentações culturais, leitura do regimento e eleição de delegados que representarão os territórios na etapa estadual da conferência.
Etapas anteriores
Antes de Feira de Santana, outras cidades também sediaram conferências territoriais. Em Itabuna, o encontro do Território Litoral Sul ocorreu no CIEBTEC e reuniu mais de 120 participantes de 14 municípios, resultando na eleição de 12 delegados — seis da sociedade civil e três do poder público.
Em Cachoeira, o evento foi realizado no Auditório do CAHL/UFRB e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. Assim como nas outras etapas, os participantes elegeram delegados e formularam propostas a serem apresentadas na conferência estadual.
Fonte: Redação com informações da Secom Bahia