Atendimento presencial nas agências auxilia aposentados e pensionistas com dificuldades em usar canais digitais
Em apenas um mês, os Correios realizaram mais de 1,3 milhão de atendimentos a aposentados e pensionistas do INSS que procuraram informações ou ajuda para resolver descontos indevidos nos seus benefícios. A iniciativa teve início em 30 de maio, com atendimentos presenciais em mais de 5 mil agências em todo o país.
A ação foi pensada para atender especialmente os segurados com dificuldade de acesso ou uso dos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Com o apoio dos atendentes nas agências, os beneficiários têm agora um canal acessível para identificar e contestar débitos indevidos, muitos deles gerados por associações ou entidades não autorizadas.
Nas agências habilitadas, é possível:
- Consultar se houve descontos no benefício;
- Contestar valores não autorizados;
- Confirmar se houve autorização de algum desconto;
- Acompanhar o resultado da contestação (em até 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber um protocolo de atendimento com orientações para seguir o processo pelo aplicativo ou pelo telefone 135.
Além disso, os Correios também estão orientando os segurados sobre como verificar débitos antigos, ampliando a transparência sobre os benefícios recebidos nos últimos anos.
A lista completa das agências dos Correios habilitadas está disponível no portal oficial da instituição. A medida é uma parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e busca garantir acesso à informação e à justiça para quem mais precisa — sobretudo idosos ou pessoas com pouca familiaridade com tecnologia.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil