O Hospital Inácia Pinto dos Santos — conhecido como Hospital da Mulher de Feira de Santana — reforça seu papel de destaque na saúde pública da Bahia com a reinauguração do Centro Obstétrico 01. A unidade, que passou por uma ampla reforma, recebeu investimentos de quase R$ 3 milhões, reafirmando sua liderança na realização de partos no estado.
A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira (27) e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que destacou o compromisso da Prefeitura com a saúde pública. “Feira de Santana é uma das poucas cidades do país que destinam mais de 30% da arrecadação para a saúde”, afirmou. Segundo ele, apenas com o Hospital da Mulher, o município investe cerca de R$ 7 milhões por mês.
Com atendimento regional, o hospital realiza, em média, 30 partos por dia, sendo que cerca de 11% são de bebês prematuros. A modernização do Centro Obstétrico integra um conjunto de melhorias estruturais que possibilitam a ampliação do atendimento e a oferta de novas especialidades médicas, fortalecendo o papel da unidade como referência materno-infantil na Bahia.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, reforçou o impacto dos investimentos. “O Hospital da Mulher é referência em todo o estado porque a saúde é prioridade em nossa gestão. Feira tem, sim, um hospital municipal de excelência — e terá outro com uma nova estrutura em breve”, adiantou.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, também ressaltou a importância das obras. Segundo ela, o hospital atua como um complexo materno-infantil, com atendimento em 15 especialidades médicas.
A entrega das novas instalações contou ainda com a presença do vice-prefeito Pablo Roberto, além de secretários municipais e vereadores.
Redação