O parceiro de Jasiane Teixeira, mais conhecida como Dona Maria, apontada pela polícia como a maior traficante de drogas e armas da Bahia, foi preso no último sábado (24), em Santo André, na região metropolitana de São Paulo.
A prisão foi realizada durante uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco’s), com apoio das polícias Militar e Civil dos dois estados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Suspeito liderava facção na Bahia
Segundo a SSP-BA, o homem, cuja identidade não foi revelada, tinha dois mandados de prisão em aberto e é suspeito de liderar uma facção criminosa com forte atuação em Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste baiano.
As investigações apontam que o suspeito estava envolvido no tráfico de armas e drogas, além de ter ordenado homicídios, roubos e envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro. Outros membros da organização seguem foragidos.
Quem é Dona Maria?
Dona Maria é o apelido de Jasiane Teixeira, antiga integrante do “Baralho do Crime” da SSP-BA, onde ocupava o posto de “Dama de Copas” — carta reservada aos criminosos mais procurados do estado. Ela foi presa em janeiro de 2025, também em São Paulo, onde estava morando.
No momento da prisão, Jasiane foi flagrada com R$ 66 mil em espécie, celulares e anotações ligadas ao tráfico. Antes disso, ela havia sido considerada foragida após ser solta por habeas corpus em 2020. Em março deste ano, a Justiça baiana determinou sua transferência para um presídio no estado.
Conexões com facções e novos crimes
Informações preliminares indicam que Dona Maria ainda mantém relações conjugais com um integrante de uma facção paulista, que segue sendo procurado pelas autoridades. Além de tráfico e homicídios, ela também é investigada por crimes como falsidade ideológica, roubos e corrupção de menores, com foco principal na cidade de Jequié (BA).
As ações policiais continuam em andamento para capturar os demais integrantes da quadrilha e desarticular a rede criminosa que opera entre Bahia e São Paulo.
Redação com informações do g1/Bahia