Inscrições começam em 26 de maio e vão até 6 de junho; edital prevê reaplicação e regras especiais no Pará
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem cronograma definido. O edital foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23), pelo Inep. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com inscrições abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep.
Uma das novidades é a volta da certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que ainda não concluíram a etapa escolar. Para isso, é preciso obter pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e nota superior a 500 na redação.
Provas, horários e estrutura
O Enem continua com o mesmo formato: quatro provas objetivas e uma redação. No primeiro dia, os candidatos farão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e a redação. O tempo total será de 5h30. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 5h.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30. No primeiro dia, o exame termina às 19h, e no segundo, às 18h30.
Provas em datas diferentes no Pará
Por causa da COP30, que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro, o Enem nessas cidades do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba) será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Acessibilidade e nome social
Durante a inscrição, candidatos que necessitem de atendimento especializado poderão solicitar adaptações. O edital contempla pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, neurodivergências, gestantes, lactantes, idosos, entre outros. Já quem desejar ser tratado pelo nome social deverá estar com os dados atualizados na Receita Federal.
Taxa e isenção
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O pagamento pode ser feito via Pix, boleto, cartão de crédito ou débito em conta. Participantes inscritos no CadÚnico, que usam o Enem para certificação do ensino médio, ou concluintes do ensino médio em 2025 estarão isentos da taxa automaticamente, mesmo sem solicitação prévia.
Reaplicação
As provas reaplicadas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, exclusivamente para candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou apresentarem doenças infectocontagiosas, mediante comprovação.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil