Homem foi flagrado com carta de detento e drogas escondidas na bota no Conjunto Penal de Serrinha
Um advogado foi preso em flagrante na última quarta-feira (21) dentro do Conjunto Penal de Serrinha, no norte da Bahia, por suspeita de atuar como mensageiro de presos ligados ao crime organizado. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), ele foi encontrado com uma carta manuscrita de um detento e drogas escondidas dentro da bota.
O suspeito foi identificado como Alexandre Laranjeira da Silva Santos. Segundo a Seap, o advogado vinha sendo monitorado por suspeita de transportar recados entre internos de diferentes presídios baianos, funcionando como uma espécie de “pombo-correio” a serviço de facções criminosas.
No momento da abordagem, os agentes encontraram com ele uma carta com conteúdo explícito sobre atividades criminosas. Na correspondência, escrita por um detento do próprio presídio de Serrinha, havia instruções para a venda de drogas e uso de armas em Brumado, cidade do sudoeste baiano. “Vou mandar droga para você vender e uma pistola para você portar. Procure trabalhar certo…”, dizia o texto interceptado.
Além da carta, foram apreendidas substâncias entorpecentes escondidas nas botas do advogado, o que confirmou a suspeita das autoridades.
O Conjunto Penal de Serrinha é uma unidade de segurança máxima que abriga apenas presos provisórios e condenados em regime fechado. Os detentos cumprem o chamado Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), com normas ainda mais rigorosas do que nas demais penitenciárias da Bahia.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e também será acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deve se manifestar nos próximos dias sobre a conduta do profissional. Se confirmadas as acusações, ele poderá responder por associação criminosa, tráfico de drogas e facilitação de comunicação entre presos.
Fonte: Redação com informações G1