Estado se consolida como um dos destinos mais procurados do Brasil por estrangeiros, com destaque para Salvador, Porto Seguro e Chapada Diamantina
A Bahia vive um dos seus melhores momentos no cenário turístico internacional. De janeiro a abril de 2025, o estado recebeu 83.914 turistas estrangeiros, segundo dados da Embratur em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo. O número representa um crescimento expressivo de 61,4% em relação ao mesmo período do ano passado, superando inclusive a média nacional, que foi de 51%.
As praias paradisíacas, o patrimônio cultural e a gastronomia irresistível são os grandes atrativos que colocam a Bahia entre os destinos preferidos dos turistas de fora do país. Além de Salvador, brilham no roteiro internacional cidades como Porto Seguro, Morro de São Paulo, Itacaré e a Chapada Diamantina.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a diversidade de experiências que o estado oferece. “O turista vem pela natureza, pelo patrimônio histórico, pelo acolhimento do povo baiano. A Bahia tem uma identidade única que encanta o mundo”, afirmou.
O maior número de visitantes veio da Argentina, com mais de 39 mil desembarques no estado só nos primeiros quatro meses do ano. Também se destacam como emissores de turistas Portugal, Uruguai e França.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou os dados. “A Bahia segue como uma das principais portas de entrada do turismo no Brasil. É um destino completo, que traduz a alma do país”, declarou.
No cenário nacional, o Brasil recebeu 4,4 milhões de turistas estrangeiros até abril — 64% da meta de 6,9 milhões estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo para 2025. A Argentina lidera como principal país emissor, seguida por Chile, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai.
Na Bahia, o governo estadual tem investido para melhorar a recepção dos visitantes. Através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), o estado oferece postos de atendimento com profissionais multilíngues em locais estratégicos, além de projetos de capacitação para pequenos empreendedores, incentivo ao turismo de observação de aves e ações para ampliar a malha aérea com voos diretos internacionais.
“O bom momento do turismo baiano é resultado de um esforço coletivo, com ações em saúde, segurança e infraestrutura, tudo pensado para acolher bem o turista”, ressaltou Bacelar.
Fonte: Redação com informações da Secom Bahia