Derrota por 1 a 0 para o Atlético Nacional deixa Tricolor fora da liderança e sob pressão na última rodada
O Bahia tropeçou mais uma vez na Libertadores e complicou sua situação no Grupo F. Na noite desta quarta-feira (14), o Tricolor foi derrotado pelo Atlético Nacional por 1 a 0 no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, pela penúltima rodada da fase de grupos. O gol colombiano foi marcado por Kevin Viveros no início do segundo tempo.
Com o revés, o time baiano estacionou nos sete pontos e caiu para a segunda posição, sendo ultrapassado justamente pelo Nacional, que foi a nove. Inter (cinco pontos) e Nacional-URU (quatro) ainda se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 19h, completando a rodada.
A situação do Bahia agora é delicada. Na última rodada, o time encara o Internacional, fora de casa, no dia 28 de maio, no Beira-Rio, em um confronto direto que pode definir a classificação às oitavas. Antes, o Tricolor volta suas atenções para o Brasileirão: no domingo (18), às 16h, tem clássico Ba-Vi na Fonte Nova. O Bahia é o oitavo colocado com 12 pontos, três a mais que o rival Vitória, que aparece na 14ª posição.
Primeiro Tempo travado e gol anulado
O Atlético Nacional começou em cima e chegou a balançar as redes com Viveros logo no primeiro minuto, mas o lance foi anulado por impedimento, confirmado pelo VAR. O Bahia teve dificuldades para se encontrar em campo, mas criou uma boa chance aos 33 minutos, quando Cauly levantou na área e obrigou Castillo a se esticar para afastar. Aos 43, Cardona arriscou de longe e assustou Marcos Felipe. Já nos acréscimos, um membro da comissão técnica do Bahia foi expulso por reclamação.
Gol colombiano no início do Segundo Tempo
Na volta do intervalo, o Atlético Nacional não deu tempo para reação. Logo no primeiro minuto, Arce invadiu a área, Marcos Felipe defendeu parcialmente, mas Viveros pegou o rebote e mandou para o fundo do gol: 1 a 0. O lance foi revisado pelo VAR e confirmado.
O time da casa seguiu pressionando e quase ampliou em chutes perigosos de Arce e Hinestroza. O Bahia tentou reagir, com boas chegadas de Mingo e Jean Lucas, mas sem sucesso nas finalizações. A melhor chance do Tricolor veio aos 44 minutos, quando Willian José pegou um rebote e bateu forte, mas o goleiro Castillo salvou.
Ficha Técnica
Atlético Nacional 1×0 Bahia
Libertadores – 5ª rodada – Grupo F
Local: Estádio Atanasio Girardot, Medellín (COL)
Data: 14/05/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro e Pablo Acevedo (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Gol: Kevin Viveros (ATL)
Cartões amarelos: Uribe, Sarmiento, Hinestroza (ATL)
Atlético Nacional: Castillo; Román, Arias, Tesillo, Cándido; Campuzano, Uribe, Cardona (Asprilla); Hinestroza (Rivero), Arce (Sarmiento), Viveros (Morelos). Técnico: Javier Gandolfi.
Bahia: Marcos Felipe; Erick, David Duarte, Mingo, Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Michel Araujo), Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Cauly (Kayky), Erick Pulga, Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter