A partir de junho, os moradores de Feira de Santana contarão com um novo modelo de agendamento para exames de radiografia, eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais. Agora, o paciente já sairá da consulta com data, local e horário definidos, otimizando o acesso aos serviços de saúde e eliminando filas.
O novo sistema, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também descentraliza o processo de marcação, proporcionando mais transparência e eficiência na utilização dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Outros procedimentos que, por motivos operacionais, não puderem ser agendados imediatamente também serão registrados no momento da consulta. Nesses casos, a confirmação será enviada posteriormente via telefone ou WhatsApp, evitando que o paciente tenha que retornar à unidade para obter informações.
Carla Alencar, diretora de Atenção à Saúde da SMS, explicou que o novo processo já está em fase de testes e ajustes. “Sabemos que melhorias podem ser necessárias — e, se for o caso, os processos serão aperfeiçoados continuamente com base nas necessidades da comunidade e nas sugestões das equipes de saúde”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a mudança é fruto de um trabalho técnico iniciado em janeiro de 2025. “Realizamos um mapeamento detalhado do sistema de regulação, identificando gargalos históricos e reformulando o acesso aos exames com base em gestão eficiente, tecnologia integrada e cuidado com as pessoas”, explicou.
O secretário acredita que o novo sistema vai garantir um SUS mais qualificado e humanizado. “Estamos deixando para trás um modelo fragmentado, analógico e pouco eficiente. Feira de Santana está construindo um novo padrão de acesso à saúde: mais justo, ágil, inteligente e mais humano”, concluiu.
O que muda na prática:
O paciente não precisará mais procurar diferentes unidades para conseguir um agendamento.
Todos os exames serão cadastrados em uma lista única controlada pela Secretaria de Saúde.
Radiografias, ECG e exames laboratoriais serão agendados no ato da consulta.
Demais procedimentos terão seus dados registrados e o paciente será informado posteriormente.
A Secretaria de Saúde passará a controlar toda a regulação, garantindo mais transparência no uso dos recursos.
Redação