Em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana promoverá um simpósio no dia 19, reforçando o debate sobre os direitos das pessoas com sofrimento psíquico e a importância do cuidado em liberdade. O evento acontecerá das 8h às 12h, no Centro Universitário Unex, e contará com oficinas e exposições.
Reflexões sobre os desafios contemporâneos
Com o tema “Luta Antimanicomial no Cenário Contemporâneo: Desafios atuais e o despertamento das potencialidades da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, o simpósio será direcionado a profissionais que atuam na rede de cuidados a pessoas com transtornos mentais no município. A proposta é discutir os avanços e desafios da Reforma Psiquiátrica, além de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como estratégia integral e humanizada.
Segundo Joadson Andrade, coordenador da Rede de Saúde Mental, o evento será uma oportunidade para refletir sobre a garantia de direitos e a dignidade das pessoas com transtornos mentais. “Esse será um momento para refletir sobre os avanços da Reforma Psiquiátrica e os desafios que ainda persistem na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas com transtornos mentais”, destacou.
Programação do evento
A cerimônia de abertura contará com a presença dos coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de autoridades municipais. Confira a programação:
9h30: Palestra sobre “Fortalecimento das Parcerias na Rede Municipal”.
10h20: Discussão sobre “Modo multiprofissional, um olhar horizontal no cuidado com a saúde mental: acolhimento onde tudo começa e termina”.
11h10: Palestra “Luta antimanicomial no cenário contemporâneo: desafios atuais e vivências”.
O simpósio busca promover reflexões sobre os cuidados em saúde mental e incentivar práticas humanizadas, valorizando o acolhimento e a inclusão social dos usuários da RAPS.
Redação