Novo pontífice faz primeiro discurso no Vaticano com mensagem de união, fé e gratidão a Francisco
“A paz esteja convosco.” Com essa saudação, o novo papa, Leão XIV, deu início ao seu pontificado na janela central da Basílica de São Pedro, diante de uma multidão comovida na Praça São Pedro. O norte-americano Robert Francis Prevost, escolhido para suceder o papa Francisco, emocionou fiéis com um discurso centrado na paz, no diálogo e na continuidade da missão pastoral da Igreja.
Durante sua primeira fala oficial, Leão XIV destacou a importância da construção de pontes entre os povos e homenageou seu antecessor com palavras de gratidão e reverência. “Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco”, disse. Ele também recordou a voz “fraca, mas sempre corajosa” de Francisco, que, mesmo em fragilidade, abençoava Roma com firmeza e fé.
Pontificado com identidade agostiniana e chamado à missão
Com um tom firme e inspirador, o novo pontífice reiterou seu desejo de seguir o caminho da evangelização com coragem. “Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir”, afirmou. Leão XIV reforçou o compromisso com uma Igreja unida, fiel a Jesus Cristo e aberta ao mundo, enfatizando o papel missionário e inclusivo da fé.
Em sua fala, também revelou seu vínculo com a espiritualidade agostiniana. “Sou um filho de Santo Agostinho. Santo Agostinho disse: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’.” Ao defender uma Igreja que caminha junto do povo, o papa conclamou todos a manterem vivo o espírito de acolhida e diálogo. “Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes e diálogos.”
Reconhecimento à América Latina e devoção à Virgem Maria
A multidão se comoveu quando Leão XIV falou em espanhol, em um gesto de carinho à diocese peruana de Chiclayo, onde foi administrador apostólico. “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda”, declarou, sendo aplaudido por fiéis latino-americanos presentes. No fim de sua mensagem, o papa lembrou que o dia de sua eleição marca a devoção à Nossa Senhora de Pompeia, e encerrou pedindo oração pela missão da Igreja e pela paz mundial. “Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco. Rezemos juntos pela missão, pela Igreja e pela paz”, disse, antes de conduzir a oração da Ave Maria.
Robert Francis Prevost: uma vida dedicada ao serviço da fé
Leão XIV é o primeiro papa agostiniano e o segundo americano a liderar a Igreja Católica. Nascido em Chicago, em 1955, é filho de imigrantes de raízes francesas, italianas e espanholas. Formado em Matemática, Filosofia e Teologia, também possui doutorado em Direito Canônico. Sua trajetória inclui quase duas décadas de atuação missionária no Peru, onde foi professor, pároco e formador de religiosos.
Após ser eleito prior geral da Ordem de Santo Agostinho e, mais tarde, nomeado bispo por Francisco, foi chamado ao Vaticano para assumir importantes cargos na Cúria Romana. Como prefeito do Dicastério para os Bispos e membro de diversos órgãos da Santa Sé, consolidou sua influência na estrutura eclesial.
Agora, como papa Leão XIV, seu lema episcopal “In Illo uno unum” — “Nele, que é um, sejamos um” — se torna a bússola espiritual de um pontificado que começa com um apelo claro: fé, união e pontes entre os povos.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil e Vatican News