Candidatos têm até as 23h59 para fazer a solicitação pela Página do Participante
Os estudantes que desejam fazer o Enem 2025 de forma gratuita precisam correr contra o tempo. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição termina às 23h59 desta sexta-feira (2), conforme informou o Ministério da Educação (MEC), que prorrogou o período inicialmente previsto.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante do Enem, usando o login Gov.br. A mesma data-limite vale para os candidatos que tiveram a isenção em 2024, faltaram aos dois dias de prova e agora querem participar novamente sem custo. Neste caso, é obrigatório justificar a ausência, também pela Página do Participante.
Têm direito à gratuidade alunos do 3º ano do ensino médio em escola pública; quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou foi bolsista integral em escola privada; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no CadÚnico; e participantes do programa Pé-de-Meia.
Quem faltou ao Enem do ano passado precisa comprovar o motivo da ausência, com documentos válidos que justifiquem situações como assalto, acidente, internação médica, morte de familiar, maternidade, mudança de cidade para acompanhar familiar, entre outras ocorrências. As justificativas só serão aceitas se tiverem ocorrido nos dias de prova regular (3 e 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro de 2024).
O resultado da análise das justificativas e dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos será publicado no dia 22.
Mesmo os candidatos que conseguirem a isenção precisarão realizar a inscrição no Enem 2025, dentro do prazo que será divulgado no edital. Quem não for isento terá que pagar a taxa para confirmar a inscrição — o valor ainda não foi divulgado, mas em 2024 foi de R$ 85.
Na última edição do Enem, mais da metade dos inscritos (63,6% dos 4,3 milhões de participantes) foi beneficiada com a isenção da taxa.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil