Governador Jerônimo Rodrigues participa da abertura e reforça compromisso com segurança, saúde e valorização da cultura baiana
Com o tema “Arte, Axé e Alegria”, a Micareta de Feira de Santana 2025 foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (1º), no circuito Maneca Ferreira, em um clima de festa, tradição e emoção. A cerimônia simbólica de entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, Rainha e Princesas da folia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do prefeito José Ronaldo, além de secretários estaduais e autoridades locais.
A abertura foi marcada por uma apresentação vibrante de Bell Marques e pela homenagem ao artista plástico Juraci Dórea, símbolo cultural da cidade. Durante o evento, o governador fez um apelo direto aos foliões: “A Micareta deve ser um espaço de respeito. Nosso objetivo é promover alegria, gerar renda, encher hotéis, garantir atendimento de saúde e segurança de qualidade. Peço respeito aos trabalhadores, aos artistas, às forças de segurança e a todos que fazem a festa acontecer.”
Com investimento de R$ 26 milhões, a Micareta — considerada o maior carnaval fora de época do Brasil — segue até domingo (4), com um arrastão programado para segunda-feira (5), comandado por Thiago Aquino e Timbalada.
A festa também reafirma o compromisso com a cultura afro-baiana. Através do programa Ouro Negro, 14 entidades de matriz africana desfilam este ano, promovendo diversidade e representatividade. Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a Micareta é mais que uma celebração. “É um grande encontro da identidade baiana, que mistura diversão com reflexão e desenvolvimento econômico.”
A segurança foi reforçada com efetivo ampliado e ações direcionadas, como a presença da Ronda Maria da Penha e da Tenda Lilás, voltadas à proteção das mulheres. Já na área da saúde, o Governo do Estado montou postos de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, além de distribuir meio milhão de preservativos. “Estamos orientando e acolhendo os foliões com uma estrutura preparada para prevenir doenças e garantir cuidado humanizado”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.
No Colégio Modelo, funciona o Plantão Integrado de Direitos Humanos, reunindo mais de 80 profissionais e 20 instituições para acolher denúncias e proteger públicos vulneráveis. “Queremos uma festa segura, inclusiva e com serviços públicos acessíveis”, reforçou o governador.
A expectativa é que cerca de 2 milhões de foliões passem pelos três circuitos da festa: Maneca Ferreira, Quilombola e Charles Albert. A movimentação já aquece a economia local com geração de empregos diretos e indiretos. “Além do clima festivo, temos um atendimento ao turista com estrutura para orientar visitantes e monitorar o impacto econômico da festa”, explicou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
A Micareta de Feira segue a todo vapor, reunindo tradição, cultura, inclusão e desenvolvimento.
Fonte: Redação com informações da Secom Bahia