PM apresenta esquema de segurança para Micareta de Feira de Santana 2018

PM apresenta esquema de segurança para Micareta de Feira de Santana 2018

O esquema de segurança da Micareta de Feira 2018, que acontece de 19 a 22 de abril, foi anunciado na manhã de sexta-feira (13), durante solenidade realizada pelo Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), no Centro Cultural Amélio Amorim.

Serão mais de 4,9 mil policiais, totalizando 9.971 plantões diuturnamente, para garantir a ordem e a paz dos foliões e turistas na maior festa popular do interior baiano.

O coronel Luziel Andrade de Oliveira, comandante do CPRL, apresentou o Plano de Operação mostrando as principais modalidades de atuação da PM no período da festa, que vai contar com apoio logístico, bases de alojamentos, apoio de Unidades Especializadas como o Grupamento Aéreo (Graer), Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Leste, com viaturas e a Operação com os Cães no farejamento de arma e drogas, Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Asa Branca (moto patrulhamento, blitz alcoolemia e chegada de tropas que darão apoio ao policiamento), Ronda Maria da Penha, serviço tecnológico, bem como, serviço da Ouvidoria, Documentos Perdidos,  atuação da Comunicação Social, e Camarote Espaço Folia.

Na apresentação foi mostrada ainda a estrutura de acesso do Circuito da festa, sendo 18 acessos diretos bloqueados, 10 permitidos ao público, e oito portais de abordagem.

O evento reuniu o comandante do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Paulo de Tarso Alonso Uzeda, representando o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Alves Brandão, e representantes das secretárias da Prefeitura de Feira de Santana, além de representantes do poder judiciário, e o deputado estadual José Neto, bem como a tropa empregada do serviço extraordinário da Micareta 2018.

O plano prevê ainda:

Operação Abadá

Nas prévias da Micareta será executada, por meio da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no comando do major Lúcio José, a Operação Abadá, que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadás nos locais de entrega.

Equipamentos Tecnológicos

Como todos os anos, o circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra, contará com o mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Serão utilizados celulares Smartphone, drone, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de videomonitoramento.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE) vai atuar no monitoramento durante a festa, com possibilidade de análise e ajuste em tempo real das ações realizadas.

Reuniões de Avaliação

As reuniões de avaliação ocorrerão diariamente, no auditório Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, com a participação de todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, e na ocasião serão realizados os ajustes necessários. Na sexta-feira (20) dará início a primeira reunião, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

 

Fonte: Ascom Polícia Militar